Siga-nos no Facebook

segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Benfica mudou e nós?

A pergunta que faço é pertinente porque actualmente o Benfica mudou mas sinto que os nossos adeptos ainda não conseguiram fazer a mudança e não acompanharam o clube.

Mudou como? - perguntam vocês. Eu digo que mudou na sua dimensão desportiva!! Hoje o Benfica já não é o clube que era há 10 anos atrás, ou seja, hoje o Benfica ganha mais jogos em meia época do que numa época inteira há 10 anos atrás. Hoje o Benfica não tem tempo de andar a choramingar derrotas porque no dia seguinte já tem de estar a preparar uma final Europeia, quando há 10 anos atrás por esta altura já andávamos há 2 ou 3 meses a choramingar a derrota na Taça de Portugal, a triste campanha nas competições Europeias e a 15 ou 20 pontos de diferença para o primeiro classificado. Hoje o Benfica é uma equipa vencedora e estamos mais do que nunca mais perco daquilo que é o ADN do Benfica, vencer títulos!!! Ainda temos algumas coisas a melhorar mas basta ler o que dizem do nosso Benfica por essa Europa fora para percebermos que recuperámos o respeito na Europa e até em Portugal. Hoje o FC Porto já olha de forma diferente para o Benfica, hoje eles sabem, lá bem no fundo, que o Benfica está muito forte, que tem uma equipa de futebol forte e que joga bom futebol. Escusam de negar isto porque se falarem calmamente com um adepto do Porto e Sporting ele reconhecem isso mesmo. Falta-nos o mais importante, conquistar os títulos!!! Mas se mantivermos este espírito de vitória, esta dinâmica de perdermos um jogo a cada 38, estaremos mais perto dos tão ambicionados títulos. Mas para isto acontecer os adeptos terão de fazer uma mudança mental e essa mudança começa com o facto de aceitar as derrotas como a excepção que confirma a regra e a regra é vencer. Temos de acabar com aquele pensamento apocalíptico de que a cada derrota vem a derrocada total, que tudo vai acabar, que a equipa não vale nada, que o treinador não percebe nada de futebol, que a direcção não presta. Isto tem de acabar no Benfica!!! Esta equipa, e quando falo em equipa englobo toda a estrutura do futebol do Benfica, já deu mostras da sua qualidade, nós, adeptos, é que continuamos agarrados a um passado derrotista e temos de conseguir ultrapassar esse trauma. Quero também dizer que nas vitórias também temos de ter a humildade de reconhecer que foi só mais uma vitória no meio das muitas que precisamos para vencermos os titulos e não andarmos por aí armados em bons e a fazer reservas do Marquês quando ainda não vencemos nada. Temos de procurar um meio termo, termos de ser mais conscientes na derrota e mais humildes na vitória.

Nós nunca seremos perfeitos porque isso simplesmente não existe mas temos de ir crescendo passo a passo, ano a ano e é isso que eu vejo. O jogo do porto foi há dois dias, já passou!!! Doeu-me na alma, não dormi e passei o dia seguinte com uma tristeza que só há comparável com a perda de alguém que nos é muito querido. Mas neste momento, com este Benfica, não nos podemos agarrar a estas fatalidades porque temos logo a seguir uma final Europeia para vencer, um jogo para o campeonato para vencer, e quem sabe se não venceremos ainda o campeonato, e temos uma final da Taça de Portugal para vencer. Não há tempo para andarmos a chorar dias a fio, temos de fazer o "luto" de uma derrota em 24 horas porque este Benfica já não é o Benfica de há 10 anos onde tínhamos meses e meses de competição para afogar as mágoas e cumprir calendário, hoje somos uma das grandes equipas Europeias e a prova disso é que chegando a Maio podemos vencer em todas as competições.

Faltam três jogos para terminar a época e podemos vencer ainda as três competições e somente uma delas não depende de nós!! O nosso destino é vencer e a cada ano que passa estamos mais fortes e mais perto de o conseguirmos. Há 20 anos que não me dava um gozo tão grande ver o meu Benfica jogar!! Nunca esquecerei a suplicio que era ver o Benfica jogar a partir de 94, onde as nossas equipas muitas vezes se arrastavam em campo. Hoje aguardamos ansiosamente pelo próximo jogo porque dá prazer ver jogar esta equipa, dá gosto ver esta equipa jogar e acima de tudo, sabemos que em 95% dos jogos venceremos com um futebol de encantar!!!

Vamos mudar de mentalidade ou iremos ficar agarrados á fatalidade de um passado recente negro?

Os quatro anos anteriores a JJ foram assim:

Jogos: 192
Vitórias: 100
Empates: 52
Derrotas: 40
Golos Marcados: 293
Golos Sofridos: 168
Percentagem de Vitórias: 52%
Percentagem de Empates: 27%
Percentagem de Derrotas: 21%
Média de Golos Marcados: 1,5 por jogo
Média de Golos Sofridos: 0,9 por jogo
Títulos Conquistados: 1 Supertaça e 1 Taça de Liga

Os quatro anos de JJ foram assim:

Jogos: 212
Vitórias: 147
Empates: 34
Derrotas: 31
Golos Marcados: 460
Golos Sofridos: 181
Percentagem de Vitórias: 69%
Percentagem de Empates: 16%
Percentagem de Derrotas: 15%
Média de Golos Marcados: 2,2 por jogo
Média de Golos Sofridos: 0,9 por jogo
Títulos Conquistados: 1 Campeonato Nacional e 3 Taças de Liga
* Ainda não terminou a época pelo que estes números serão provisórios

Penso que os números são esmagadores, assim como o futebol praticado. E nem me venham falar em melhores equipas e mais investimentos.

Fica aqui a equipa imediatamente anterior a JJ e tirem conclusões:

GR: Quim, Moreira e Moretto
Defesas:  Luisão, Léo, Máxi, David Luiz, Jorge Ribeiro, Sidnei e Miguel Vitor
Médios: Katsouranis, Aimar, Fellipe Bastos, Ruben Amorim, Bynia, Carlos Martins e Yebda
Extremos: Di Maria, Reyes, Urreta, Balboa
Avançados: Cardozo, Nuno Gomes, Suazo, Mantorras, Makukula e Nelson Oliveira

Não sendo uma equipa de topo tínhamos uma boa equipa, talvez não tivéssemos suplentes à altura mas tínhamos um onze bem interessante.

Nesta época ficámos em 3.º lugar com 59 pontos, 17 vitórias, 8 empates de 5 derrotas a 11 pontos do FC Porto e a 7 do Sporting.

Agora analisem e pensem se estamos ou não no bom caminho...



7 comentários:

  1. Depois de ler vários blogues finalmente consegui ler algo com pés e cabeça, finalmente alguém consegui olhar para trás e ver o que foi feito desde há dez anos. A maioria dos blogues nem se dá ao trabalho de olhar com olhos de ver o trabalho feito até hoje por esta equipa.

    ResponderEliminar
  2. Fernando Albuquerque13/05/13, 17:25

    Nunca um treinador anterior teve a qualidade dos jogadores actualmente no SLB, nem as condições de trabalho que hoje existem. O unico culpado de nestes anos não sermos campeões e não termos atingido uma final europeia mais cedo chama-se Jorge Jesus.

    ResponderEliminar
  3. ESTOU DE ACORDO

    ResponderEliminar
  4. Esse plantel do Quique foi "Proençado" no Dragão. Até o Koeman ganhou 2 vezes ao porco na mesma época. O que interessa é bater nos pequenos e fugir contra os rivais diretos.

    ResponderEliminar
  5. Completamente de acordo com o post,em tudo mesmo,faltava vir alguém carpir magoas,4ª feira jogao Benfica pá,e kuanto ao JJ ser o culpado de tudo,só me faz rir kem assim pensa,pensantes esses k até acham k percebem de futebol, o k me apraz dizer aki pra esses "entendidos" é simplesmente, tsc tsc tsc ...

    Parabens pelo post. Pra frente Benfica.

    ResponderEliminar
  6. Caro Pedro, parabéns.

    como resposta aos outros pergunto, vocês não mudam o discurso??? Com o Camacho foi assim, com o Koeman foi assim, com o Quique foi assim etc etc. Dizem sempre o mesmo "Nunca o treinador teve tanta qualidade... blá blá blá" Todos os anos temos mais qualidade que no anterior. e a culpa é sempre do Treinador se calhar por isso é que devemos ser dos clubes com maior numero de treinadores.

    Vejam a história de um senhor que pôs ponto final agora na sua carreira, de seu nome Sir Alex Fergusson. Quantos títulos ganhou? Quantos ganhou nos primeiros 5/6 anos de ManUtd?

    FDS abram os olhos e vejam como jogamos à bola, abram os olhos e vejam onde estamos (23 anos!!!!), e mais eu lembro os 8 anos, 8, (96-04)em que não ganhamos nada, 0, nem uma taçazinha. Nestes 4 anos não ganhamos nada? eu conto 4 e para mim títulos são títulos sejam eles da cerveja ou da televisão, como é óbvio uns são mais valiosos e preciosos que outros sei distingui-los no entanto não desdenho nenhum.

    A minha opinião é que nunca devíamos ter tentado a LE mas, vocês que agora pedem a cabeça de todos são os que diziam que éramos os maiores e ganhávamos a todos fosse onde fosse e nunca devíamos apostar só no campeonato, ah e quase de certeza são os que deram o Campeonato como ganho na Madeira.

    O problema dos Benfiquistas chama-se frustração. Acha-mo-nos superiores a tudo e a todos, nós somos o Maior clube do mundo, não o melhor e se todos vissem isso talvez os nossos dirigentes e equipa técnica pudessem ter feito outras escolhas mas como a maioria é assim "temos de ganhar tudo" acabamos assim em risco e a tremer.

    Vamos lá ver o que dá 4ª, Domingo e no dia 26...

    Abraços a todos e viva o SLBenfica

    ResponderEliminar
  7. Fernando Albuquerque isso é o que te parece. O JJ é que os torna jogadores de topo, sem ele íamos continuar a ver um futebol que dá sono.

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi