Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Tragédia Grega...

No que ao resultado diz respeito e ás aspirações do Benfica na liga milionária, sem dúvida que foi uma tragédia Grega!!! Mas não posso criticar uma equipa do Benfica que em 90 minutos praticou um excelente futebol e que tudo fez para garantirem a vitória. A jogar assim estaremos sempre mais perto da vitória!!! Tenho de ser honesto comigo próprio e se tenho criticado a equipa porque têm jogado mal, hoje tenho de os felicitar pela exibição e só. Não gosto de vitórias morais mas tenho de reconhecer que jogaram bem e que tudo fizeram para vencer. O JJ terá de conversar com os jogadores porque as falhas de concentração nos lances de bola parada já são demasiados. Tenho as minhas dúvidas que se alterarmos para a marcação individual a coisa melhore mas alguma coisa tem de ser feita.

O mais surpreendente no jogo foi o JJ jogar em 4x3x3. Como já vinha dizendo, nestes últimos 2 jogos o Benfica terminou os mesmos a jogar em 4x3x3 e fiquei desconfiado que seria esse o sistema a utilizar neste jogo, e não me enganei. A verdade é que efectivamente resultou em cheio e ainda pode melhorar mais com mais trabalho neste sistema. É notória a dificuldade de Cardozo em encaixar no jogo da equipa mas nada que não seja ultrapassável com os treinos.

Desde sempre defendi um meio campo com 3 médios como podem confirmar:

4x2x3x1: Benfica 2013/2014 (clicar aqui)
4x4x2 Losango: Rolo Compressor versão 2012/2013(clicar)

4x3x3: Como eu colocaria o Benfica a jogar(clicar)

Sinceramente, gostei do 4x3x3 e tem tudo para ter pernas para andar. Um 4x3x3 pode produzir tanto golos como um sistema de dois avançados e garante mais consistência defensiva.

Em 4x3x3 o meu onze seria assim:


Para terminar quero fazer 3 destaques:

  1. Sílvio: Grande exibição, a confirmar aquilo que eu penso, para mim seria o titular na direita da defesa do Benfica;
  2. Rúben Amorim: O melhor em campo ontem!!! A confirmar aquilo que sempre disse dele, um jogador muito inteligente na ocupação de espaços e na leitura de jogo. Não é um jogador de topo mundial mas é um excelente jogador para jogar como médio de cobertura, como apoio a Enzo e até de Matic.
  3. Roberto: Sempre o disse e mantenho, entre os postes é um dos melhores do Mundo e por isso é que foi considerado em Espanha, em dois anos, como o melhor guarda-redes da Liga Espanhola. No entanto, é também um dos piores guarda-redes nas saídas dos postes mas isso pode-se treinar mas parece que ou ele não aprende ou ninguém o trabalhou nesse sentido.

E-goi