Siga-nos no Facebook

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Vitória mais que justa!!!

Eu sou do tempo em que era um suplicio ver o futebol praticado pela equipa principal, quanto mais as segundas linhas. Hoje tudo isso mudou!!! E mudou para muito melhor!!! Ontem foi a prova disso mesmo, mas não foi só ontem. As nossas segundas linhas são hoje a prova viva de que temos um excelente plantel e um excelente treinador, apesar de discordar de determinadas opções que faz. O que me deixa satisfeito não é só a qualidade individual dos jogadores mas sim a qualidade colectiva, ou seja, o futebol apresentado pelas nossas segundas linhas. É notório que as segundas linhas interpretam fielmente o futebol pretendido por JJ e como tal, as movimentas em campo são em tudo idênticas á equipa principal. Como é do conhecimento de todos, quando se muda toda uma estrutura da equipa a tendência é para que o futebol praticado seja de nível muitíssimo abaixo da equipa que normalmente joga, havendo até muitas dificuldades de entrosamento entre os jogadores. Acontece é que as segundas linhas do Benfica mostram o contrário do que referi atrás e isso é fruto do trabalho semanal do JJ. Todos os jogadores do plantel do Benfica assimilaram as dinâmicas que JJ pretende dar ao futebol do Benfica, o seu esquema em campo e interpretam-no muito bem. É também verdade que o Penafiel era um adversário da segunda liga, que embora seja lidere da mesma, não seria de esperar grande oposição. Mas face ás condições do campo, á total rotatividade da equipa, excluindo Luisão e Máxi, poderia ter acontecido Taça mas a forma como os jogadores do Benfica encararam o jogo não deu a mínima hipóteses ao Penafiel.

A estratégia do Penafiel foi simples... Foi colocar uma autocarro de dois andares á frente da baliza e esperar que algum dos alívios da defesa apanhasse a defesa do Benfica distraída e fazer um golo. Ou então esperar por um canto ou um livre. Acontece é que o Benfica fez um jogo muito concentrado não deixando o Penafiel "pisar em ramos verdes". Os Freitas Lobo lá ia elogiando a postura do Penafiel e enaltecendo mais um canto, até as faltas"ganhas" eram motivo de elogio deste expert do futebol. Acontece é que o Penafiel nem cócegas fez, o Benfica é que demorou a acertar com a baliza e oportunidades não faltaram. Isto tudo porque tivémos um Cardozo em baixa física simplesmente a ganhar ritmo competitivo e um Djuricic desaparecido na primeira parte, portanto, em termos de ataque jogamos praticamente com menos dois jogadores durante a primeira parte toda.

Se Djuricic jogar sempre da forma como o fez na segunda parte, a baixar, a dar linhas de passe aos colegas, a construir jogo, a tabelar, a fazer aberturas e passes a rasgar a defesa, então teremos de contar com ele de forma séria. Se for o Djuricic da primeira parte, então dificilmente poderemos contar com ele nos jogos mais decisivos.

Que venha o Sporting!!!


1 comentário:

  1. João Lima07/02/14, 14:56

    Mais que não seja, este jogo deu para perceber que temos um plantel equilibrado e, tal como diz, segundas linhas que garantem bom futebol à equipa em diferentes situações. Para já venha o sporting, mas não nos podemos esquecer dos dois jogos das meias-finais da taça de Portugal contra o FCP. O lugar no Jamor não nos pode escapar ;)

    ResponderEliminar

AMIGO/A VISITANTE

Não comente como ANÓNIMO porque pode haver quem deseje responder-lhe e assim continuar o diálogo.

Clique em NOME/URL e escreva o seu, ou um nome, ou um nik, não necessitando de escrever nada no 2.º rectângulo, deixando-o em branco.
A seguir clique em ... continuar e... comente.

Volte sempre. Obrigado

E-goi