Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Sobre o jogo com o Marselha

Colectivamente

O modelo de jogo não muda em relação á época anterior e é isso que JJ está a trabalhar com as cara novas enquanto não tem disponível todos os jogadores. Os jogadores estão a assimilar o que pretende o treinador. Não foi um excelente jogo da equipa mas gostei de alguns momentos, não esquecendo que só César, Benito, Gaitan, Lima e Ruben Amorim poderão ser titulares, sendo que o Ruben chegou há dois dias. Faltam Máxi, Luisão, Enzo e Salvio. Foi notória a falta de rotinas na defesa, constituída por jogadores que nunca jogaram juntos. O César e o Benito estiveram mais "presos" nos sues movimentos e isso deve-se ao facto de terem feito 3 jogos num curto período de tempo e estarem a acusar o natural desgaste. No meio campo, o Ruben está sem ritmo e o Talisca tem de melhorar no timing do desrme porque daqui a nada a nossa (des)comunicação social começa a rotulá-lo de "caceteiro" e isso, como muito bem sabemos, irá ter reflexo nas arbitragens no campeonato corruptuguês.
A expulsão do Jara condicionou o resto do jogo e foi penalizador para aqueles que entraram na segunda parte.

Individualmente

Artur: Esteve bem sempre que foi obrigado a intervir.
Cancelo: esteve bem, está a melhorar e  está a ganhar pontos aos Luís Felipe.
Benito: Jogador forte no aspecto físico mas os 3 jogos num curto espaço de tempo está a pesar-lhe nas pernas.
César: Tenho gostado deste central. Jogou com Jardel e Sidnei, jogadores com quem nunca fez dupla. Está a fazer a sua adaptação ao futebol Europeu. Os jogos sucessivos que fez também lhes estão a pesar e hoje pareceu mais lento.
Sidnei: é um falso lento e se trabalhar bem pode dificultar a vida do JJ na escolha dos centrais. Gostei da exibição dele.
Amorim: Veio com vontade mas só com dois dias de treino era difícil pedir mais.
Talisca: é outro dos jogadores mais utilizados em virtude de que para aquela posição, até agora, só haver o João Teixeira e ele. Tem de ser mais rápido a pensar com bola e tem de ter mais cuidado do timing de desarme.
Ola John: esteve menos interventivo hoje mas é um jogador explosivo que pode ganhar o seu espaço.
Gaitan: Tem de começar a soltar a bola mais rapidamente, não estará a acontecer porque fisicamente ainda não está ao seu nível. Para mim seria o segundo avançado na equipa, recuando para organizar jogo. Quando ele flecte para o meio quando o Benfica tem bola, abre-se um espaço na esquerda que pode ser explorado pelos adversários em contra-ataque. Se é para ir para o meio, então que JJ o coloque como segundo avançado.
Lima: Foi dos melhores do Benfica. Sempre muito activo. ainda não está no total das suas reais capacidades.
Derley: Fora-de-jogo muito porque o Benfica nestes jogos tem tido pouca bola. Noutro enquadramento será um jogador interessante.
Jara: É um jogador interessante mas continua a não ter a capacidade para pensar melhor o jogo. É um jogador que quando tem bola não consegue ver mais nada. Terá de melhorar se quer um lugar no plantel.
Cardozo: Com a expulsão do Jara pouco ou nada fez porque a partir daí o Benfica ainda teve menos bola.
Luís Felipe: Continua a não me convencer. é um jogador agressivo e com garra mas só isso é insuficiente. O Cancelo está a ganhar-lhe terreno.
João Teixeira: Está a crescer e estes minutos que tem jogado estão a ajudá-lo muito. Creio que JJ irá pegar nele...
Bernardo Silva: Na minha opinião seria jogador para jogar como segundo avançado ou nas alas a exemplo de Gaitan, isto neste esquema de 4x4x2 mas tem jogado como médio centro, posição que tem muito poucas rotinas. Só JJ sabe o que quer fazer do jogador. Quem sabe se não o está a trabalhar para médio centro.
Candeias: Tem mostrado muito pouco nesta pré-época. Se quer ficar no plantel terá de mostrar bem mais. A expulsão de Jara nada ajudou...
Nelson Oliveira: entrou muito bem no jogo. Muito mexido e com vontade. A expulsão de Jara obrigou a que fosse jogar numa das alas, posição que não é a dele, e acabou por ser substituído. Por mim teria ficado em campo e teria saído Cardozo. Se fosse JJ dava-lhe a titularidade no jogo com o Ajax como compensação.
Victor Andrade: muito pouco tempo em campo para mostrar mais do que mostrou mas ainda assim entrou com vontade.
Paulo Lopes: Pouco teve de intervir.

Arbitragem

Foi uma autêntica nojeira!!! 90% do jogo do Benfica foi parado por faltas dos Franceses. Uma expulsão perdoada a um jogador francês por agressão ao Gaitan que ainda levou amarelo por ter sido agredido. Fico um penalti por marcar por falta sobre Ola John e tornou a perdoar uma expulsão a um jogador francês quando este tentou agredir Victor Andrade já fora das quatro linhas. a expulsão do Jara é um absurdo mesmo em competição oficial. O cartão amarelo era o que devia ter mostrado. A recuperação de bola do Marselha que dá a falta depois do Jara é feita com uma falta por trás sobre o Nelson Oliveira que o árbitro deixou passar.

Pré-época

Há um pormenor que muitos estão a esquecer... É que o Benfica tem feito jogos com equipas competitivas, ou seja, o nível de exigência é elevado logo desde o inicio. Isto pode ser muito importante para os jogadores que têm jogado, a maioria estreantes em futebol europeu. Começam desde cedo a competir num grau elevado e isso pode ajudá-los no futuro, quando competirem a sério já estão preparados para as exigências. Seria muito fácil andarmos a jogar com equipas das 3.ªs divisões de vários países a dar goleadas e com os reforços colocados nos píncaros porque marcaram 3 ou 4 golos.



E-goi