Siga-nos no Facebook

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A um passo do oitavos

Vitória importante e que deixa os oitavos da Champions ali ao virar da esquina.

Uma exibição razoável, chegou a ter bons momentos, onde nunca esteve em causa o domínio e a superioridade do Benfica. Penso que durante os 90 minutos o Júlio César terá feito uma defesa para golo. Um Benfica com outra organização em campo e teria dado para vencer este Gala por mais.

Continuamos a ter problemas nas transições defensivas onde por vezes se vê 2 ou 3 jogadores completamente perdidos sem saberem o que devem fazer. Ofensivamente continuamos a complicar o que é fácil, continuamos a lateralizar demasiado o jogo e quando procuramos mais jogo interior foi quando fomos mais perigosos.

O quarteto defensivo continua descoordenado. Muito espaço entre o central e o lateral. O quarteto mais recuado tem de estar mais junto.

Quanto mais largura damos ao jogo, menos Jonas teremos no jogo, quanto mais jogo interior, mais Jonas teremos no jogo.

O Talisca continua a mostrar que o 8 neste sistema de jogo tem de ter outra capacidade de ter bola e organizar que Samaris ou André Almeida não conseguem ter. Ainda assim continuo a ver Talisca muito preso na posição, não sei se por instrução de RV ou por falta de confiança. Espero que a aposta naquela posição seja finalmente em Talisca e Pizzi, para o bem e para o mal. Quando um não estiver a jogar bem, entra o outro. É preciso alguém ali que saiba o que fazer com a bola e Talisca e Pizzi precisam de ter muitos minutos ali para começarem a render e a ganharem confiança. Mas nunca esquecer que tanto Talisca como Pizzi terão de trabalhar o que lhes falta para aquela posição, a agressividade defensiva, o posicionamento, a reacção à perda de bola, o timming de desarme e a contenção.

O Eliseu e o Silvio estiveram bem, Silvio vem em crescendo e espero que não ocorra nenhuma lesão.

O Jardel, para mim, é o natural substituo de Luisão com Lisandro a seu lado. Penso que RV deveria num jogo ou outro colocar Jardel e Lisandro em campo.

O André Almeida finalmente foi somente um 6 e é assim que tem de ser. Recuperar a bola e jogar simples para o colega.

Gaitan foi Gaitan e o Guedes continua muito esforçado e a crescer mas, para mim, sai-lhe tudo muito em esforço ainda.

Jonas esteve intermitente no jogo.

Jiménez precisa urgentemente de golos. Está muito agressivo na pressão, muito solto na frente mas poucas vezes o vi a segurar uma bola de costas para jogar no apoio frontal, não sei se é assim que RV quer. Para mim, o Mitroglu continua a estar num patamar superior.

Depois disto tudo o que escrevi, nada faz sentido se não formos vencendo. As vitórias dão confiança e soltam mais os jogadores e pode ser também alguma falta de confiança, ou desconfiança, que podem estar na base de alguns, muitos, erros posicionais. 

O caminho faz-se caminhando mesmo que o façamos a coxear...

CARREGA BENFICA




E-goi