Siga-nos no Facebook

domingo, 1 de novembro de 2015

Clésio

Foi com espanto, perplexidade e incompreensão que a maioria dos Benfiquistas, para não dizer todos, ficaram quando viram na convocatória o jovem Clésio. Mais incrédulos ficaram quando o viram no onze inicial.

E como eu sou um comum mortal, fiquei exatamente na mesma que os meus amigos e caríssimos Benfiquistas, completamente de boca aberta. Iríamos ter no onze inicial a lateral direito um extremo que pouco ou nada vem jogando na B.

Como há malta que não consegue acompanhar todos os jogos da B, como eu, não se aperceberam que o jovem já tinha feito dois jogos na posição de lateral direito, segundo me disseram porque eu não vi. Depois no flash-interview ouvi o nosso treinador a dizer que o jovem já vinha a trabalhar com o jovem naquela posição e achou que este seria o jogo ideal para o lançar, se é que isso existe.

O que Rui Vitória está a fazer não é a reinventar o futebol porque são muitos os extremos banais que dão em bons e excelentes laterais. No Benfica temos os casos de Miguel, Coentrão, Melgarejo, o próprio Nelsinho, o Eliseu, o Vieirinha que começa agora a destacar-se e há muitos mais...

O Clésio certamente dificilmente chegaria à equipa principal do Benfica como extremo mas Rui Vitória vê nele características que o podem levar a ser um bom lateral. Não nos podemos esquecer que Rui Vitória foi treinador de formação, por isso, tem largos conhecimentos nestas vertentes de avaliação da capacidade dos jogadores.

Entretanto, ao visionar a equipa B contra o Farense vi o Hildeberto, um avançado, a jogar a lateral direito. Não sei se por necessidade urgente da equipa face a eventuais lesões ou ausências ou se estarão a fazer com ele o que fizeram com Clésio.

Nestes dias também me tinham dito que o Nuno Santos poderia estar a ser preparado para lateral esquerdo mas, até ver, alinhou na equipa B a extremo esquerdo.

Isto tudo faz parte do tal novo projecto no Benfica que visa apostar o máximo possível em jogadores de qualidade vindo da nossa Academia/Equipa B.


E-goi